15.2.08

Jon ‘maddog’ Hall, o evangelizador

Hoje a noite tivemos uma presença muito especial aqui na campus. Assisti pela primeira vez a palestra do Maddog, conhecido por ser o evangelizador do Software Livre. Dentre os pontos importantes de sua palestra destaco a crítica ferrenha ao mercado de Software Proprietário. Segundo Maddog, esse mercado de teve uma evolução imensa em termos de número de usuários e um pequeno crescimento em termos de trabalhadores, o que leva as empresas a obter grandes lucros: "vender software é como imprimir dinheiro..."

Fez uma crítica aos relatórios de TCO ("Total Cost of Ownership") que somente levariam em conta o investimento para a obtenção do software mas não consideram os ganhos que são gerados pela sua utilização. Para comprovar isso citou o exemplo do supercomputador da USP, formado por máquinas clusterizadas em linux, que reduziu de 20 horas para 10 minutos o diagnóstico de cancêr na mama, ganho que não é computado nos relatórios de TCO.

Enfatizou a natureza do software de ser uma prestação de serviços em contraponto a de um pacote ou produto fechado. Disse que 80% dos softwares escritos no mundo não são vendidos em prateleiras, mas sim em forma de valor agregado à outras soluções, como os eletrodomésticos, por exemplo ("embeded devices"). Disse que o software livre, por exigir a customização de seus componentes para as realidades específicas, faz com que os profissionais tenham que conhecer melhor a necessidade dos clientes e consequentemente fomentaria o mercado local (Um serviço "impossible to do overseas").

Nenhum comentário: